Pages

Top jogos:conheça as 10 principais séries criadas nesta geração

Com a chegada do Wii U, anunciado pela Nintendo na E3 de 2011, começa a próxima geração de consoles. Novos rumores sobre os sucessores do PlayStation 3 e do Xbox 360 surgem diariamente. O que essas máquinas serão capazes de oferecer ainda é pura especulação, mas certamente serão influenciadas pelos jogos que fazem sucesso nos dias de hoje.
UOL Jogos listou as principais franquias criadas na atual geração. Seja pela sua qualidade técnica, por inovações nas mecânicas de jogo ou pelas tendências que ajudaram a definir, essas  séries serão lembradas quando olharmos para trás nos próximos anos:

Wii Sports

2 jogos Wii | Produtora: Nintendo
Lançamento: 2006| Visto pela última vez: 2009
O Wii foi o videogame que definiu uma nova forma de jogar, usando os movimentos do corpo em jogos como "Wii Sports". Com o sucesso da série, que recebeu um segundo jogo em 2009, "Wii Sports Resort", os controles sensíveis ao movimento se tornaram uma das principais tendências do entretenimento eletrônico, como provam o PlayStation Move e o Kinect, respostas da Sony e da Microsoft ao Wii, da Nintendo. A série também ajudou a ampliar o interesse do público em relação aos videogames. Hoje, os jogadores "casuais" são tão importantes quanto os maiores entusiastas dos games e "Wii Sports" é uma das principais causas.



Assassin's Creed
10 jogos | PC, PS3, X360, DS, PSP, iOS | Produtora: Ubisoft Montreal
Lançamento: 2007 | Visto pela última vez: 2011
Criada pela Ubisoft, a série de ação e aventura "Assassin's Creed" trouxe uma trama complexa, que mistura realismo histórico e ficção científica, conspirações e movimentos de Parkour. Um conceito ambicioso e que poderia não dar certo, "Assassin's Creed" se tornou um grande sucesso a partir do segundo jogo, que trouxe o carismático herói Ezio Auditore, um dos personagens favoritos dos fãs - tanto que sua saga se prolongou por mais dois jogos, "Brotherhood" e "Revelations". Hoje, "Assassin's Creed" também conta com games para portáteis e até um jogo de cartas colecionáveis para iPhone e iPad.
 

Uncharted
4 jogos | PS3 | Produtora: Naughty Dog
Lançamento: 2007 | Visto pela última vez: 2011
Próxima aparição: 2012 (PS Vita)
Quando se comparam jogos e cinema, poucos títulos aproximam tanto as duas mídias quanto a série "Uncharted", da Naughty Dog. Nascido em 2007 no PlayStation 3, "Uncharted" tem um herói carismático, belas garotas, gráficos exuberantes e aventuras emocionantes, dignas dos melhores filmes de ação. Nathan Drake, protagonista da série, não só provou ser mais do que uma "Lara Croft de calças", como se tornou o modelo a ser imitado pela eterna musa dos games, em sua versão mais realista e humanizada, que estrela o próximo "Tomb Raider". "Uncharted 3" foi o melhor jogo do PlayStation 3 em 2011 e o próximo jogo da série, "Golden Abyss" é título obrigatório no lançamento do portátil PlayStation Vita.


Gears of War
3 jogos | PC, X360 | Produtora: Epic Games
Lançamento: 2006 | Visto pela última vez: 2011
"Gears of War", da Epic Games, marcou o salto da geração passada para a geração atual e cada um dos 3 games da franquia trouxe melhorias técnicas importantes para a indústria. O jogo é o garoto propaganda do motor gráfico Unreal Engine 3, que está por trás do visual de jogos dos mais variados, como "BioShock", "Batman: Arkham Asylum" e "Mortal Kombat".  "Gears" também foi uma das principais séries a popularizar o multiplayer online cooperativo, outra tendência que quase se tornou uma regra obrigatória nessa geração.
A série da Epic não criou o sistema de cobertura visto em tantos jogos de tiro atuais, mas é seu maior expoente. O primeiro "Gears of War" teve uma versão para PC lançada em 2007, mas não dá para negar que a série é uma das principais franquias do Xbox 360, ao lado de "Halo" e "Forza Motorsport".


Mass Effect
4 jogos PC, PS3, X360, iOS | Produtora: BioWare
Lançamento: 2007 | Visto pela última vez: 2011
Próxima aparição: 2012 (PC, PS3, X360)
Franquia de ficção científica da BioWare, "Mass Effect" é um RPG com fortes elementos de jogo de tiro. Nascido no Xbox 360, o primeiro jogo foi lançado posteriormente para PC. Do segundo jogo em diante, a série passou a ser distribuida pela Electronic Arts e ganhou também uma versão para PS3 - o console da Sony nunca recebeu o primeiro game, o que até hoje deixa alguns fãs infelizes. Em "Mass Effect", você acompanha as aventuras do Comandante Sheppard e a tripulação da Normandy em uma saga espacial digna de "Star Trek" e "Battlestar Galactica".
Além do excelente visual e da história caprichada, o que torna "Mass Effect" uma série tão envolvente é a forma como suas decisões, desde a criação do seu Sheppard até o envolvimento com outros personagens impacta em todos os jogos. A transferência de informações dos arquivos de "save" de um jogo para o próximo não é novidade: a BioWare faz isso desde "Baldur's Gate", mas foi em "Mass Effect" que a produtora canadense levou a técnica ao seu melhor momento.
 

Dead Space
4 jogos | PC, PS3, X360, Wii | Produtora: Visceral Games
Lançamento: 2008 | Visto pela última vez: 2011
Vertente muito popular dos jogos de ação, o "survival horror" costumava ser associado aos jogos da série "Resident Evil". Nessa geração, porém, o terror veio do espaço, na forma dos parasitas-zumbis-alienígenas Necromorphs de "Dead Space", da Visceral Games. No controle do engenheiro Isaac Clarke, você atravessa os corredores de naves e estações espaciais, flutua em áreas sem gravidade e até dá umas voltinhas pelo espaço. Sem indicadores na tela, sua única companhia em "Dead Space" é a paranóia, alimentada pelos ruídos e pela atmosfera sinistra - e também pelos ataques das monstruosidades alienígenas.
"Dead Space" tem dois episódios principais, lançados para PC e consoles de alta definição. "Extraction" é um jogo de tiro sobre trilhos, lançado para Wii e depois adaptado para PlayStation 3, que mostra os eventos anteriores ao primeiro game. A série também inclui "Ignition", uma mistura de jogo e história em quadrinhos interativa. A franquia rendeu um filme de animação, "Dead Space: Downfall", de 2008, que se passa na mesma época de "Extraction".
 

BioShock
3 jogos | PC, PS3, X360 | Produtora: Irrational Games
Lançamento: 2007 | Visto pela última vez: 2010
Próxima aparição: 2012 (PC, PS3, X360)
Jogos de tiro em primeira pessoa são o principal gênero do entretenimento eletrônico, como atestam os números de qualquer "Call of Duty" lançado nos últimos anos. Porém, nem todos brilham no quesito roteiro. "BioShock" é um desses casos raros, com uma história inteligente que é comparada ao clássico "Half Life". A cidade submarina de Rapture, com sua arquitetura art deco, é um passeio inesquecível - ainda mais com o perigo constante representado pelos mutantes que circulam pelas ruas e personagens icônicos, como as Little Sisters e os grandalhões Big Daddies em seus escafandros.
Acima de tudo "BioShock" revolucionou a narrativa dos videogames, ao questionar, em sua trama, ações que nós, jogadores, executamos sem pestanejar. O segundo jogo não foi tão marcante, apesar do potencial do personagem principal, mas o próximo jogo, "BioShock Infinite" leva a série para um novo cenário, Columbia, uma cidade voadora e uma revolta popular que lembra movimentos sociais contemporâneos, como o "Ocuppy Wall Street". Para as experiências comportamentais de "BioShock", o céu é o limite.


Just Dance
5 jogos | Wii, PS3, X360 | Produtora: Ubisoft Paris
Lançamento: 2009 | Visto pela última vez: 2011
Quando "Guitar Hero" chegou ao fim, muitos pensaram que os jogos de ritmo eram coisa do passado. Bem, o sucesso estrondoso de "Just Dance" comprova que a vertente dançante do gênero é a bola da vez. Nascida no Wii, a série da Ubisoft Paris ganhou versões para os consoles de alta definição, títulos para a criançada  e continua vendendo muito bem.
Outros jogos de dança vieram no embalo, como a série "Dance Central", exclusiva do Xbox 360 e produzida por ninguém menos do que a Harmonix, criadora de "Rock Band" e os games da franquia "Experience", da própria Ubisoft, que são bem parecidos com "Just Dance", mas que retratam artistas famosos, como Michael Jackson e o grupo Black Eye Peas.


Infinity Blade
2 jogos | iOS | Produtora: Chair Entertainment
Lançamento: 2010 | Visto pela última vez: 2011
Jogos para celular são simples e casuais, certo? Não para a Chair Entertainment, produtora de "Infinity Blade". O jogo pode até ter mecânicas simples - seu guerreiro explora um castelo sombrio, matando monstros e coletando armas e armaduras, e você esquiva e golpeia passando o dedo pela tela, em um sistema que lembra o jogo de boxe "Punch-Out" - mas é a grande referência gráfica quando o assunto são jogos para iPhone.
Além de estabelecer um novo limite para o que se pode fazer em um jogo de celular, a série também mostrou a importância da atualização constante, com novos conteúdos gratuitos sendo lançados para o game meses após seu lançamento. Não foi por acaso que, na ocasião do anúncio do iPhone 4S, modelo mais recente do celular da Apple, "Infinity Blade II" foi um dos destaques da apresentação.


Angry Birds
4 jogos Android, iOS, PC, PS3, PSP, X360 | Produtora: Rovio
Lançamento: 2010 | Visto pela última vez: 2011
Próxima aparição: 2012 (Facebook)

Quanto você está disposto a pagar por um jogo? "Angry Birds", da finlandesa Rovio, convenceu muita gente que o máximo que você deve pagar é um dólar. A idéia é simples: porcos roubaram os ovos e os pássaros estão bravos por isso. Você arremessa os pássaros com um estilingue e derruba os porquinhos em fases cada vez mais complicadas. Sim, você já viu isso antes em muitos jogos online, mas sem o mesmo carisma dos pássaros da Rovio.
O sucesso do jogo nos celulares levou os pássaros raivosos para outras plataformas, de consoles como o PS3 e o Xbox 360 até a rede social Facebook.  O filme "Rio", que tem pássaros como protagonistas, recebeu uma adaptação para o game da Rovio. Versões temáticas, os "Angry Birds Seasom", são lançadas em datas comemorativas.
O preço mínimo cobrado por "Angry Birds" e muitos outros games para celular já foram motivo de discussão, com figuras importantes, como Satoru Iwata, presidente da Nintendo acusando esses jogos de "arruinar a indústria". Será? O PS3 e o PSP hoje tem seus Minis, jogos pequenos distribuidos por download e com preços baixos. Já foi dito que o portátil PS Vita terá jogos similares. E, com mais de 500 milhões de downloads, "Angry Birds" segue entre as séries mais populares para quem joga no celular.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger