Pages

Três dicas para saber se o PSVita é seu portátil ideal

No ano passado, semanas antes do lançamento oficial do Nintendo 3DS no ocidente, eu escrevi uma coluna semelhante a esta que segue agora.
PSVitaPSVita
Você quer comprar um PSVita? Tenho certeza que sim. O novo portátil da Sony tem tudo para ser, parafraseando um artigo do IGN, o Concorde dos portáteis. Isso porque o aparelho reúne tudo de melhor que seu predecessor teve, além da expertise da Sony em garantir excelentes jogos para todos os gostos e, principalmente, contar com uma série de novidades de hardware seguindo a tendência das atuais tecnologias.
Isso mesmo amigo, o PSVita, por mais cético que alguém possa ser, é um portátil que veio para ficar. Agora, será que vale mesmo a pena adquirir o aparelho?
Para responder essa dúvida, proponho três reflexões abaixo:
1) O quão fã de jogos portáteis você é?
PSVita, mais do que qualquer outro console portátil, se propõe a ser a mais robusta e moderna plataforma para games de bolso. Mas isso não quer dizer que ele deixa de concorrer com plataformas focadas em games menos hardcore, como os celulares, smartphones, tablets e, obviamente, o Nintendo 3DS.
Muitos games que serão lançados para o PSVita terão o foco primariamente de apresentar uma experiência moderna seguindo o preceito da casualidade e do não-compromisso. Em outras palavras, não espere tão cedo jogar games com duração maior que 10 horas, por exemplo. Haverão exceções, como Ninja Gaiden Sigma Plus, remake que acaba de ser lançado com o aparelho e que garante quase o dobro desse tempo em diversão.
LittleBigPlanet no PSVitaLittleBigPlanet no PSVita
Mas acredite, a grande maioria da biblioteca de jogos do PSVita será formada por jogos que garantirão um replay quase infinito, mas com uma duração deveras limitada. Porque jogo de bolso, via de regra, precisa ser ágil, prático e relativamente simples.
Lembre do exemplo o próprioPSP da Sony. Games comoGod of WarChain of Olympus, por mais divertido e polidos que foi, acabou sendo criticado por muita gente pela curtíssima história principal. Porém, em se tratando de um game portátil, eu diria que ele cumpriu muito bem o que prometeu. Ao mesmo tempo, jogos como Patapon trouxe a simplicidade singular atrelada a mais pura diversão que só um game portátil consegue oferecer.
No PSVita, games já lançados como Escape Plan e Little Deviants são os primeiros de uma avalanche de jogos que muita gente gosta de chamar de casual, mas que prefiro chamar de “para diversão sem compromisso”. Ou seja, tenha certeza que pelo poder de hardware (e pela excelente forma como a Sony negocia com as third parties) virão muitos games idênticos a suas contrapartes no PS3 (como Ultimate: Marvel vs Capcom 3 e Uncharted), mas principalmente jogos para todos os tipos de jogadores (como Rayman Origins).
Rayman Origins (Foto: Divulgação)Rayman Origins (Foto: Divulgação)
2) Você se preocupa em estar atualizado com as novas tecnologias?
Só por estar lendo esta coluna no TechTudo eu já presumo que sua resposta seja sim. Em todo caso vale lembrar que se você busca se atualizar nas principais tecnologias do mercado, o PSVita é um prato cheio.
O novo portátil da Sony de fato é uma versão atualizada de seu predecessor (vamos esquecer o PSP Go, por favor), o que inclui: uma tela maior, botões anatomicamente mais confortáveis, maior duração de bateria e, principalmente, um segundo direcional analógico (perfeito para jogos de ação como Metal Gear Solid ou o próprio Uncharted: Golden Abyss que já foi lançado). Só por estes detalhes o portátil já faz muito mais que o antigo PSP. Porém a Sony fez mais bonito ainda.
Uncharted: Golden Abyss (Foto: Divulgação) (Foto: Uncharted: Golden Abyss (Foto: Divulgação))Uncharted: Golden Abyss (Foto: Divulgação) (Foto: Uncharted: Golden Abyss (Foto: Divulgação))
A nova tela do PSVita, muito mais do que maior e com uma iluminação melhor, é feita de OLED, uma das mais modernas tecnologia de telas da atualidade, pois possui iluminação própria, o que deixa a qualidade da imagem muito superior as telas LCDs do iPad, iPhone e, obviamente do Nintendo 3DS. Isso sem falar que ela também é uma tela multi-toque, o que aumenta ainda mais as possibilidades em games, permitindo inclusive que jogos lançados para seus concorrentes sejam portados com a mesma perfeição.
Por falar em tela de toque, o PSVita também possui uma tela traseira multi-toque capacitiva que, assim como a tela frontal, adiciona ainda mais opções de controle nos games – em ModNation Racers Roadtrip, por exemplo, você desenha as pistas que deseja criar para o jogo deslizando os dedos na tela traseira.
A promessa é um jogo de luta acessível para todos os públicos (Foto: Eurogamer) (Foto: A promessa é um jogo de luta acessível para todos os públicos (Foto: Eurogamer))Reality Fighters (Foto: Eurogamer))
PSVita também conta com duas câmeras (frontal e traseira) de resolução máxima VGA, excelentes para tirar fotos e filmar, mas ainda mais úteis para games que utilizam a badalada tecnologia da realidade aumentada – no game Reality Fighters, por exemplo, você tira uma foto sua para transformar-se em um personagem de um game de luta que acontece no ambiente no qual sua câmera estiver apontando.
Para fechar os destaques de hardware, o portátil também possui sensores de acelerômetro, giroscópio e GPS, úteis para games que utilizam o espaço e movimento do jogador, mas também para recursos como o Mapas do Google ou o Near, que indica a sua localização para seus amigos.
Se seu negócio com tecnologia é mais multimídia, saiba que o PSVita é um belo reprodutor de músicas e filmes, mas também é perfeito para acessar a internet e redes sociais comoTwitterFacebook Flickr. Tudo isso, sem falar da própria rede online da Sony, com direito a utilização da sua conta do PS3 para sincronizar troféus, baixar games e demonstrações de jogos.
PSVitaPSVita

3) Por fim, e mais importante, você aproveitou todos os clássicos de PSP antes?
Essa é a principal pergunta que eu lhe faço. No mundo games, jogo antigo é jogo esquecido. No caso do PSP, o portátil não fez uma campanha de vendas das mais memoráveis, mas foi um aparelho que deu vida a muitos games imperdíveis. No mês passado inclusive eu escrevi nesta coluna um especial sobre os melhores games do primeiro portátil da Sony que você pode ler clicando aqui.
Se você não jogou nenhum destes games, vá por mim. Aproveite-os antes de pensar em umPSVita. Esta será a chance perfeita de você conhecer games que provavelmente não jogará quando estiver com o novo portátil, além de ser a melhor forma de esperar que novos games sejam anunciados e, principalmente, o preço do aparelho no Brasil sofra uma primeira queda.
Feita estas três reflexões, tenho certeza que você saberá se está pronto para o PSVita, ou melhor, se o PSVita é um portátil que atende aos seus requisitos gamer.
Sou suspeito para falar o quanto estou satisfeito com o novo portátil da Sony pois, a cada dia que passa, me sinto um gamer cada vez mais adepto aos aparelhos portáteis. Apesar de ter um 3DS, um iPhone e um iPad, aposto no PSVita como uma experiência em games completamente diferente das demais plataformas – afinal, cada uma se propõe para um fim bem específico, ainda que todas não deixem de ser os novos portáteis do mercado.
PSVita na E3 2011PSVita na E3 2011

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Powered by Blogger